Carta geológica |
Na carta geológica, sendo uma representação bidimensional, podemos localizar com facilidade a existência de dobras, falhas, cavalgamentos; contudo, não temos uma imagem precisa do que existe em profundidade.
A construção de cortes geológicos é uma técnica que consiste na representação gráfica da secção de terrenos que são intersectados por um plano, geralmente vertical.
Para realizar um determinado corte geológico, é necessária, em primeiro lugar, a construção do perfil topográfico. Um perfil topográfico é uma representação bidimensional que permite visualizar o relevo ao longo de uma linha traçada sobre a carta, geralmente um segmento de recta.
Perfil geológico |
Após a construção do perfil topográfico podemos realizar cortes geológicos segundo a mesma linha recta traçada sobre a carta . A realização de um corte geológico permite visualizar a disposição e a relação entre as diferentes litologias que se encontram em profundidade.
Construção do corte geológico |
No final, estabelecem-se os encontros de limites e correlacionam-se as várias camadas, para obter um resultado coerente com a representação cartográfica observada e analisada no mapa.
Reflexão: a realização de cortes e perfis geológicos é um método fácil de usar e que ajuda na construção de cartas geológicas.
Fonte: http://geoexploracao.blogspot.pt/2012/02/contrucao-de-perfis-topograficos-e.html
muito esclarecedor, continuem assim.
ResponderEliminarbom trabalho
ResponderEliminarbom trabalho
ResponderEliminar