terça-feira, 17 de março de 2015

Cientistas portugueses no vulcão da Ilha do Fogo

A erupção vulcânica na ilha do Fogo, em Cabo Verde, começou a 23 de Novembro tendo de imediato partido para o local uma equipa de geólogos e geofísicos do Instituto Dom Luiz, um laboratório associado da Universidade de Lisboa. O regresso aconteceu há dias, no entanto, a cooperação dos cientistas portugueses com as entidades cabo-verdeanas continua à distância.
   
“A pedido dos colegas cabo-verdeanos estive a fazer anteontem à noite uma previsão do eventual percurso das lavas”, conta José Madeira, professor do departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e um dos primeiros membros da equipa a chegar ao Fogo.

Desde que a ilha do Fogo foi descoberta, no século XV, ocorreram 11 erupções bem documentadas, existindo outras 15 referências lacónicas a erupções em curso. As últimas erupções ocorreram em 1857, 1951 e 1995. 
“Nesta erupção a lava que foi emitida pelo cone vulcânico correu encostada ao derrame de 1995 e dirigiu-se muito rapidamente para a povoação da Portela”, explica José Madeira, que também acompanhou a erupção iniciada em Abril de 1995. Chegada de uma equipa da Força Aérea e Polícia Portuguesas com telefones de satélite para distribuição aos elementos operacionais no terreno. Manhã do dia 2 de Dezembro (créditos: J. Madeira | FCUL | IDL )

2 comentários:

  1. Boa informação,mas concordamos com o grupo Descobre a Geologia, era bom terem colocado uma imagem.

    ResponderEliminar